Marrocos: Oujda #1
Oujda fica a cerca de 60 Km de Saïdia (estância balnear), faz fronteira com a Argélia e é a capital da região oriental de Marrocos. O seu aeroporto - Aeroporto Oujda Angad - é pequeno, no entanto recente e com boas infraestruturas. Fica a 12 km do centro da cidade de Oujda e serve cidades como Oujda, Saidia e Berkane.
No centro da cidade encontramos a medina (enorme centro histórico) toda ela rodeada por muralhas de adobe, com várias portas. Surge como um lugar cheio de cores, cheiros, vida, movimento e gente. Lá dentro encontramos o souk (mercado), um sítio lindo onde podemos encontrar de tudo, roupa tradicional marroquina, bijuteria, alimentação, decoração, oficinas de tecelagem artesanal de lã...! Também encontramos várias mesquitas, sinagogas e uma escola islâmica (madraçal).
souk - venda de roupa tradicional marroquina. Não há preços fixos para nenhum artigo, o ritual é a pessoa perguntar o preço, o comerciante irá dizer um valor muito superior ao valor real e a pessoa tem que "marralhar" até entrarem em acordo sobre o valor final.
souk - venda de peças decorativas tradicionais de Marrocos (como a Mão de Fátima que segundo as crenças marroquinas oferece proteção, deve existir uma em cada casa e deve ser colocada por cima da porta de entrada).
vendedores de fruta no souk
Cabeleireiro na medina - Apesar de as mulheres muçulmanas usarem os lenços (hijab, Al-Amira e Shayla) para taparem e protegerem a cabeça, têm muito cuidado com o seu cabelo e frequentam assiduamente cabeleireiros.
souk - Mulher marroquina com hijab
Uma das portas da medina.
Mesquita na medina.
Nas estâncias balneares próximas como Saidia existem excursões organizadas para visitarem a medina, as ruas de Oujda, o Aeroporto e também uma farmácia típica (irei mostrar tudo na próxima publicação), por preços bastante acessíveis.
*****
.